Utilização da trilogia “Homem-Aranha” como recurso didático para o Ensino de Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v5i1.71000

Palavras-chave:

recurso didáticos, ficção cientí­fica, ensino e aprendizagem

Resumo

O processo de alfabetização cientí­fica é de extrema importância para a formação cidadã dos estudantes que cursam o Ensino Médio. Este processo depende do professor orientá-los da melhor forma possí­vel para que os alunos desenvolvam o raciocí­nio crí­tico, sendo então capazes de discernir fatos, acontecimentos e conceitos cientí­ficos dos que são apenas conhecimento de senso comum. Para isso, o professor pode utilizar várias modalidades didáticas e recursos que auxiliem na compreensão de conceitos e percepção crí­tica da Ciência na Sociedade. No caso deste ensaio, optamos por um olhar sobre os filmes de Ficção Cientí­fica, um instrumento audiovisual com alto potencial didático. O objetivo deste trabalho foi realizar análises de filmes da trilogia Homem-Aranha 2002, a fim de averiguar se o conteúdo cientí­fico abordado é de cunho realí­stico ou fantasioso. Para este processo, foi separado em categorias os conceitos identificados nos filmes de acordo com as grandes áreas do conhecimento cientí­fico e, a partir dessas categorias, algumas cenas previamente selecionadas foram analisadas. De modo geral, foi observado que os filmes selecionados, utilizaram-se dos conceitos cientí­ficos para a realização da história de modo fantasioso e de maneira lúdica. Contudo, foi possí­vel perceber o potencial didático dos filmes analisados para o Ensino de Biologia, especialmente para os seguintes temas: classificação biológica, aspectos quí­micos e fí­sicos de processos biológicos, genética molecular e bioquí­mica, de uma maneira mais curiosa e instigante, podendo despertar maior interesse pela aula e, por conseguinte, para o processo de ensino e aprendizagem.

 

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Biografia do Autor

Rayanne Sborowski Navarro Modesto, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da UEM.

André Luis de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professor Adjunto Não-Titular efetivo da Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR), lotado no Departamento de Biologia do Centro de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, ensino de biologia, ensino de Ciências por Investigação, formação de professores e, identidades docentes. Graduado em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2001), especialista em Educação, Planejamento e Gerenciamento do Meio Ambiente pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Campo Mourão-PR (2003), Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e doutor pelo mesmo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (2013), da Universidade Estadual de Maringá. Estágio de Pós-Doutorado/PNPD-Programa de Pós-Doutorado CAPES, no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Ensino: Formação Docente interdisciplinar - PPIFOR, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus de Paranavaí­-PR (2019).

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Publicado

2024-02-28

Como Citar

Modesto, R. S. N., & Oliveira, A. L. de. (2024). Utilização da trilogia “Homem-Aranha” como recurso didático para o Ensino de Biologia. Vitruvian Cogitationes, 5(1), 65–83. https://doi.org/10.4025/rvc.v5i1.71000

Edição

Seção

Artigos