O estudo da anatomia dos peixes nas aulas de ciências em um colégio estadual indígena Guarani: Um dia de pescaria no lago da aldeia
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.e024007Palavras-chave:
Educação escolar indígena, Ensino de Ciências, Anatomia dos peixesResumo
Este relato de experiência busca fortalecer o Ensino de Ciências na educação escolar indígena com foco no conteúdo sobre seres vivos voltado para a anatomia dos peixes, por meio de uma atividade prática realizada nas aulas de Ciências em uma turma do 7º ano, do colégio estadual indígena Teko í‘emoingo, da terra indígena Tekoha Ocoy, em São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, objetiva a compreensão dos significados das preocupações e contextos emergentes de uma determinada realidade social. Nesse ínterim, percebemos a importância das aulas práticas e fora das paredes das salas de aulas das escolas indígenas. Contribuindo por uma educação escolar específica e diferenciada que explore os espaços da comunidade indígena, assim como todo ecossistema natural que envolve e compõe a realidade do estudante Guarani conforme sua imersão no ensino e na aprendizagem nas aulas de ciências, em um contexto interdisciplinar e intercultural.
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