El estudio de la anatomí­a de los peces en las clases de ciencias en una escuela estatal indí­gena Guaraní­: un dí­a de pesca en el lago del pueblo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.e024007

Palabras clave:

Educación escolar indí­gena, Enseí±anza de las ciencias, Anatomí­a de los peces.

Resumen

Este relato de experiencia busca fortalecer la Enseí±anza de las Ciencias en la educación escolar indí­gena, centrándose en contenidos sobre la anatomí­a de los peces, a partir de una actividad práctica realizada en las clases de Ciencias en una clase de 7° aí±o, del colegio estatal indí­gena í‘emoingo Teko, de la tierra indí­gena Tekoha Ocoy, en São Miguel do Iguaçu, en el oeste de Paraná. Esta investigación cualitativa tiene como objetivo comprender los significados de las preocupaciones y contextos emergentes de una realidad social determinada. Podemos ver la importancia de las clases prácticas fuera de las escuelas indí­genas. Contribuir a una educación escolar especí­fica y diferenciada que explore los espacios de la comunidad indí­gena, así­ como todo el ecosistema natural que rodea y conforma la realidad del estudiante guaraní­ según su inmersión en la enseí±anza y el aprendizaje en las clases de ciencias, en un marco interdisciplinario, y intercultural.

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Biografía del autor/a

Renato Souza da Cruz, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando em Educação para Ciências e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (PCM-UEM),Mestre em Recursos Naturais e Sustentabilidade (PPGRNS-SH), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Santa Helena. Licenciado em Ciências Biológicas Pela Faculdade de Ensino superior de São Miguel Do Iguaçu (FAESI). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Unicesumar. Possui Especialização em Educação Ambiental, Educação do Campo e Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade São Luiz. Atualmente é professor e coordenador pedagógico no Colégio Estadual Indí­gena Teko í‘emoingo. Possui experiência na Educação escolar indí­gena, formação de professores indí­genas, Ensino de ciências, Ensino de Biologia e Etnobotânica.

Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Educação para Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (PCM-UEM), com mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu (PPGEn-UNIOESTE). Possui licenciatura em Matemática pela Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (FAESI) e em Fí­sica pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Além disso, realizou especializações em Educação do Campo, Educação Especial Inclusiva e Metodologia de Matemática e Fí­sica na Faculdade São Luiz. Atualmente, é docente permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação e Territorialidade (PPGET - UFGD) e colaborador no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn - UNIOESTE). Lidera o grupo de Pesquisa em Etnomatemática Indí­gena (GPEIND - UFGD) e participa do grupo INTERART: Interação entre arte, ciência e educação, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Como professor, atua no curso de Licenciatura Intercultural Indí­gena da Faculdade Intercultural Indí­gena - FAIND da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Suas principais pesquisas são a partir das diferentes abordagens didáticas no ensino das Matemáticas e no ensino de Fí­sica, especialmente voltadas í s comunidades indí­genas Guarani e Kaiowá. Possui vasta experiência em Educação Matemática, com ênfase em Etnomatemática, Formação de Professores Indí­genas, Ensino de Ciências e Educação Escolar Indí­gena.

Bruna Marques Duarte, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Possui graduação em Ciências Licenciatura Plena pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí­ (2009) em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2019) e Fí­sica pelo Centro Universitário Grande fortaleza (2020), Licenciatura em Biologia pela Faveni (2024). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - PPIFOR - Unespar-Campus Paranavaí­ (2015). Doutora em Educação para a Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de MaringáPR. Atualmente é professora da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino de fí­sica, ensino de ciências, abordagem temática, conhecimento cientí­fico, pensamento crí­tico, e educação intercultural e educação do campo.

Vania de Fatima Tluszcz Lippert, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá - UEM. Licenciada em Matemática. Professora da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED/PARANÁ). Membro dos grupos de pesquisa GPEIND - Grupo de pesquisa em Etnomatemática Indí­gena (FAIND/UFGD) e Grupo de pesquisa IMEM - Investigação Matemática na Educação Matemática (UNESPAR). Íreas de interesse: Etnomatemática, Educação Especial (AH/SD), e Investigação Matemática na Educação Matemática. E-mail: vanialippert@gmail.com.

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Publicado

2024-10-25

Cómo citar

Cruz, R. S. da, Ribeiro, R. G. T., Duarte, B. M., & Lippert, V. de F. T. (2024). El estudio de la anatomí­a de los peces en las clases de ciencias en una escuela estatal indí­gena Guaraní­: un dí­a de pesca en el lago del pueblo. Vitruvian Cogitationes, 5(2), e024007. https://doi.org/10.4025/rvc.e024007