The study of fish anatomy in science classes at a Guarani Indigenous state school: a day of fishing in the village lake

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.e024007

Keywords:

Indigenous school education, Science teaching, Fish anatomy

Abstract

This experience report seeks to strengthen the Teaching of Science in indigenous school education, focusing on content about the anatomy of fish, based on the application of a practical activity carried out in science classes in a 7th year class, from the Teko í‘emoingo indigenous state college, from the Tekoha Ocoy indigenous land, in São Miguel do Iguaçu in western Paraná. This qualitative research aims to understand the meanings of concerns and emerging contexts of a given social reality. In the meantime, we can see the importance of practical classes outside the classroom walls of Indigenous schools. Contributing to a specific and differentiated school education that explores the spaces of the Indigenous community, as well as the entire natural ecosystem that surrounds and makes up the reality of the Guarani student according to their immersion in teaching and learning in science classes, in an interdisciplinary and intercultural context.

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Author Biographies

Renato Souza da Cruz, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando em Educação para Ciências e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (PCM-UEM),Mestre em Recursos Naturais e Sustentabilidade (PPGRNS-SH), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Santa Helena. Licenciado em Ciências Biológicas Pela Faculdade de Ensino superior de São Miguel Do Iguaçu (FAESI). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Unicesumar. Possui Especialização em Educação Ambiental, Educação do Campo e Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade São Luiz. Atualmente é professor e coordenador pedagógico no Colégio Estadual Indí­gena Teko í‘emoingo. Possui experiência na Educação escolar indí­gena, formação de professores indí­genas, Ensino de ciências, Ensino de Biologia e Etnobotânica.

Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Educação para Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (PCM-UEM), com mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu (PPGEn-UNIOESTE). Possui licenciatura em Matemática pela Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (FAESI) e em Fí­sica pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Além disso, realizou especializações em Educação do Campo, Educação Especial Inclusiva e Metodologia de Matemática e Fí­sica na Faculdade São Luiz. Atualmente, é docente permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação e Territorialidade (PPGET - UFGD) e colaborador no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn - UNIOESTE). Lidera o grupo de Pesquisa em Etnomatemática Indí­gena (GPEIND - UFGD) e participa do grupo INTERART: Interação entre arte, ciência e educação, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Como professor, atua no curso de Licenciatura Intercultural Indí­gena da Faculdade Intercultural Indí­gena - FAIND da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Suas principais pesquisas são a partir das diferentes abordagens didáticas no ensino das Matemáticas e no ensino de Fí­sica, especialmente voltadas í s comunidades indí­genas Guarani e Kaiowá. Possui vasta experiência em Educação Matemática, com ênfase em Etnomatemática, Formação de Professores Indí­genas, Ensino de Ciências e Educação Escolar Indí­gena.

Bruna Marques Duarte, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Possui graduação em Ciências Licenciatura Plena pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí­ (2009) em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2019) e Fí­sica pelo Centro Universitário Grande fortaleza (2020), Licenciatura em Biologia pela Faveni (2024). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - PPIFOR - Unespar-Campus Paranavaí­ (2015). Doutora em Educação para a Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de MaringáPR. Atualmente é professora da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino de fí­sica, ensino de ciências, abordagem temática, conhecimento cientí­fico, pensamento crí­tico, e educação intercultural e educação do campo.

Vania de Fatima Tluszcz Lippert, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá - UEM. Licenciada em Matemática. Professora da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED/PARANÁ). Membro dos grupos de pesquisa GPEIND - Grupo de pesquisa em Etnomatemática Indí­gena (FAIND/UFGD) e Grupo de pesquisa IMEM - Investigação Matemática na Educação Matemática (UNESPAR). Íreas de interesse: Etnomatemática, Educação Especial (AH/SD), e Investigação Matemática na Educação Matemática. E-mail: vanialippert@gmail.com.

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Published

2024-10-25

How to Cite

Cruz, R. S. da, Ribeiro, R. G. T., Duarte, B. M., & Lippert, V. de F. T. (2024). The study of fish anatomy in science classes at a Guarani Indigenous state school: a day of fishing in the village lake. Vitruvian Cogitationes, 5(2), e024007. https://doi.org/10.4025/rvc.e024007