DIU e métodos abortivos: perspectivas embriológicas e socioculturais entre alunos do curso de biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.e024008

Palavras-chave:

educação para a sexualidade, educação sexual, ensino de ciências, gênero e educação

Resumo

Dispositivo Intrauterino - DIU é um método contraceptivo de longa duração inserido no útero, sua eficácia é associada í  prevenção da gravidez, existem dois tipos principais: cobre e hormonal. Há controvérsias e mitos sobre seu mecanismo de ação, com algumas visões buscando a possibilidade de atuar como método abortivo impedindo a implantação do embrião. Esta pesquisa visa caracterizar a percepção dos acadêmicos(as) matriculados na disciplina de análise morfofuncional do sistema reprodutor do curso de Biologia em uma universidade da região norte do Brasil, sobre a utilização do DIU e suas relações com métodos abortivos a partir de uma perspectiva embriológica e sociocultural. O estudo aponta que perspectivas biomédicas são articuladas sobre o DIU, mas também possibilidades de discussões sobre assuntos como o bem-estar sexual e reprodutivo de mulheres cisgênero, discussão de valores associados í  gravidez, aspectos que contribuem na formação de professores(as) de ciências e biologia com perspectiva de gênero.

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Biografia do Autor

Miqueias da Silva Almeida, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduando em Biologia (licenciatura) pela Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT, estagiário da Superintendência de Infraestrutura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (SUINFRA/UFNT), Voluntario do Programa Residência Pedagógica (PRP), Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Tecituras Sobre o Ensino de Ciências (GPTEC), Monitor Voluntário no Programa Alvorecer.

Igor Miguel Sousa do Nascimento, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Possui ensino médio segundo grau pela Escola Estadual Rui Barbosa (2018). Tem experiência na área de Biologia Geral.

Yonier Alexander Orozco Marin, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Professor do Magistério Superior, lotado no curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Docente e membro da comissão coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território da Universidade Federal do Norte de Tocantins. Secretário da Regional IV (MG, GO, DF, TO) da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia. Licenciado en biologia pela Universidad Distrital Francisco José de Caldas (2015), Bogotá, Colômbia. Mestre em Ensino de Ciencias e Matemática pela Universidade Federal do Acre (UFAC-2018), Rio Branco, Brasil. Doutor em Educação Cientí­fica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSc- 2022), Florianópolis, Brasil. Atuou como mediador e comunciador ambiental em zoológicos e outros espaços de educação não formal. Tem experiência como professor do ensino fundamental e médio, com práticas educativas em perspectiva antirracista e de diversidade sexual e de gênero. Pesquisador nos Grupos de pesquisa, "Biologí­a, Enseí±anza y Realidades" da Universidade Pedagógica Nacional e a Universidade Distrital (Colômbia), "Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação" da UFSC, e "Decolonialidade e Educação Cientí­fica" da UFNT. Interesse na pesquisa, ativismo e extensão na área da educação com perspectiva de justiça social, decolonialidade, diversidade e dissidência sexual e de gênero, branquitude e educação antirracista.

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Publicado

2024-10-25

Como Citar

Almeida, M. da S., Nascimento, I. M. S. do, & Marin, Y. A. O. (2024). DIU e métodos abortivos: perspectivas embriológicas e socioculturais entre alunos do curso de biologia. Vitruvian Cogitationes, 5(2), e024008. https://doi.org/10.4025/rvc.e024008

Edição

Seção

Artigos