As implicações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação docente e o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.025009

Palavras-chave:

Formação de professores, estágio, legislação educacional, práxis docente

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) desempenha um papel fundamental na formação docente, acompanhando as mudanças nas políticas educacionais brasileiras ao longo dos anos. Este artigo tem como objetivo analisar como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), publicadas entre 2002 e 2024, influenciaram a concepção e organização do ECS nos cursos de licenciatura, com ênfase na articulação entre teoria e prática e na relação com a escola-campo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, com análise documental das DCN, utilizando a técnica de análise de conteúdo categorial. Os resultados evidenciaram que as DCN de 2015 e 2024 apresentam avanços ao valorizar a práxis docente, enquanto as DCN de 2002 e 2019 refletem uma visão tecnicista e instrumental. As mudanças nas DCN refletem disputas políticas que impactaram a formação docente no Brasil, com a DCN (2015) oferecendo a abordagem mais coerente entre teoria, prática e formação crítica.

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Biografia do Autor

Augusto Coelho de Freitas, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Ciências Biológicas pela UFG e Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Raícy Pereira de Araujo Silva, Universidade Federal de Goiás

Graduação em andamento em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Goiás - UFG.

Guilherme Lopes Ramos, Universidade Federal de Goiás

Graduação em andamento em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Goiás - UFG.

Marcos Vinícius Ferreira Vilela, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/REAMEC). Mestre em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduado em Ciências Biológicas (licenciatura), pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduado em Direito, pela Faculdade Anhanguera de Rondonópolis (FAR). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM UFG) e do Departamento de Educação em Ciências do Instituto de Ciências Biológicas (DEC ICB) - UFG. 

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Publicado

2025-07-04

Como Citar

Freitas, A. C. de, Silva, R. P. de A., Ramos, G. L., & Vilela, M. V. F. (2025). As implicações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação docente e o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado. Vitruvian Cogitationes, 6, e024009. https://doi.org/10.4025/rvc.025009

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Artigos