Práticas de Educação Ambiental nas escolas: percepção dos professores do Maciço de Baturité/CE

Autores/as

  • Jones Baroni Ferreira de Menezes Universidad Estatal de Ceará/Universidad Abierta de Brasil – UECE/UAB https://orcid.org/0000-0002-9193-3994
  • Andreza Conrado Pereira Universidad Estatal de Ceará/Universidad Abierta de Brasil – UECE/UAB
  • Antônia Clara Galvão da Silva Universidad Estatal de Ceará/Universidad Abierta de Brasil – UECE/UAB https://orcid.org/0000-0002-3414-1907
  • Yorrana dos Nascimento Viana Oliveira Universidad Estatal de Ceará/Universidad Abierta de Brasil – UECE/UAB

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i1.63980

Palabras clave:

Meio ambiente, Docência, Ecoalfabetização

Resumen

Sabendo que a Educação ambiental (EA) nas escolas devem fomentar ações educativas para promover o sentimento de preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, este trabalho intenta compreender a perspectiva docente sobre a educação ambiental em escolas do Maciço de Baturité/Ceará. Para isso, foi realizado uma pesquisa descritiva, de abordagem mista, com 114 docentes de oito escolas públicas estadual e/ou municipal do Maciço de Baturité/CE, utilizando um questionário online, cujos dados quantitativos foram tabulados em tabelas e gráficos e analisados através da estatí­stica descritiva básica. Já os dados qualitativos foram transcritos e realizados sua análise de conteúdo. Os resultados apontaram a importância do ensino interdisciplinar e contextualizado de EA como um instrumento de aprendizagem de conhecimento socioambiental. Contudo, apesar dos esforços das escolas para promover essas atividades, os docentes apontam a falta de recursos financeiros ou espaço para o desenvolvimento da prática e a deficiência na formação como pontos de dificuldade na realização das ações de educação ambiental. De todo modo, as ações de EA promovem a abordagem de conceitos que despertam no indiví­duo uma consciência crí­tica e responsável para com o meio ambiente.

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Biografía del autor/a

Jones Baroni Ferreira de Menezes, Universidad Estatal de Ceará/Universidad Abierta de Brasil – UECE/UAB

Doctorado en Educación por la Universidad Estatal de Ceará (2021). Maestrí­a en Ciencias Fisiológicas por la Universidad Estatal de Ceará (2011). Especialista en Educación a Distancia de la Universidad Estatal de Ceará, en colaboración con la Universidad Abierta de Brasil (2015). Licenciado y Licenciado en Ciencias Biológicas por la Universidad Estadual de Ceará (2007 - 2008). Actualmente es Profesor Asistente D de la carrera de Ciencias Biológicas de la Facultad de Educación de Crateús (FAEC/UECE).

Andreza Conrado Pereira, Universidad Estatal de Ceará/Universidad Abierta de Brasil – UECE/UAB

Licenciada en ciencias biológicas por la Universidad Estadual de Ceará (UECE). Tiene un posgrado en tecnologí­as digitales e innovación en educación, y en gestión escolar integrada y prácticas pedagógicas, de la Facultad Única.

Antônia Clara Galvão da Silva, Universidad Estatal de Ceará/Universidad Abierta de Brasil – UECE/UAB

Licenciatura en Ciencias Biológicas por la Universidad Estatal de Ceará (2021).

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Publicado

2022-06-14

Cómo citar

Menezes, J. B. F. de, Pereira, A. C., Silva, A. C. G. da, & Oliveira, Y. dos N. V. (2022). Práticas de Educação Ambiental nas escolas: percepção dos professores do Maciço de Baturité/CE. Vitruvian Cogitationes, 3(1), 114–125. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i1.63980

Número

Sección

Artigos