Descolonizar la enseí±anza de las ciencias: estrategias pedagógicas feministas e interculturales para un enfoque crí­tico y transformador

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.e024011

Palabras clave:

enseí±anza de las ciencias, decolonial, feminismo, intercultural

Resumen

El estudio propone estrategias pedagógicas para la descolonización de la enseí±anza de las ciencias, desafiando las jerarquí­as del conocimiento y promoviendo una visión más inclusiva de la ciencia. La contextualización revela el predominio de perspectivas eurocéntricas y patriarcales en las narrativas cientí­ficas, lo que resulta en la marginación del conocimiento no occidental y la perpetuación de desigualdades epistémicas. Ante esto, el objetivo del estudio es investigar y proponer estrategias pedagógicas que puedan contribuir a la descolonización de la enseí±anza de las ciencias, buscando identificar y analizar enfoques feministas e interculturales que desafí­en las jerarquí­as del conocimiento y promuevan una visión más amplia e inclusiva de la ciencia. El análisis crí­tico de las narrativas cientí­ficas dominantes revela su tendencia a marginar las contribuciones no occidentales. Al integrar descolonialidad, feminismo e interculturalidad, el estudio destaca la importancia de reconocer y valorar múltiples perspectivas y conocimientos. La conclusión resalta la necesidad de una educación basada en la descolonialidad para crear espacios más justos y equitativos.

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Biografía del autor/a

Alcione Aparecida da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Mestra em História Pública pela Universidade Estadual do Paraná. Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2004), graduação em Segunda Licenciatura em Letras - Habilitação em Espanhol pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2020), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2015) e graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Jales (2013). Atualmente é magistério da Prefeitura Municipal de Ribeirão do Pinhal e magistério da Prefeitura Municipal de Ribeirão do Pinhal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, ensino de história, história pública, história da ciência.

Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Estadual de Maringá

Professor Colaborador do Depto de Fí­sica - DFI/UEM EM 1989; Professor Efetivo do DFI/UEM desde 1990. Professor Titular concursado desde 2001. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia(UTFPR/PG), de Educação para a Ciência e a Matemática (PCM/UEM), de Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPEGECEM/UEPG). Foi Professor-convidado do Programa Internacional de Master in Science (BUAP-Puebla-Mexico/INSA-Lyon-França/UTFPR-PG) para a cátedra Intercultural Education. Divulgador e Educador em Ciência. Graduado em Fí­sica pela Universidade Estadual de Maringá (1983), Mestre em Fí­sica pela Universidade Estadual de Campinas (1986), Doutorando com créditos completos de doutoramento no IFGW-UNICAMP (1987-1990) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Especialista em Educação e Divulgação Cientí­fica pelo MASHAV-Jerusalém (Israel - 1991/92). Realizou estágio de pós-doutoramento no Laboratorio di Didattica delle Scienze e Dottorato di Ricercha no Dipartimento di Fisica da Universití  degli Studi di Roma La Sapienza, Itália (1995/96). Tem um segundo pós-doutorado na Faculdade de Ciências- Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru. Atualmente desenvolve trabalhos junto ao MUSEO GALILEO (Florença). Foi bolsista do Istituto Italo-Latino Americano (Roma-Itália), Ministero degli Affari Esteri (Roma-Itália), Ministério de Assutos Externos-MASHAV (Jerusalém-Israel), Warburg Institute (University College of London - Inglaterra) e Istitulo per gli Studi Filosofici - Nápoles (Itália). Realizou pesquisas e estudos de pós-doutorado no MUSEO GALILEO, em Florença, Itália. Tradutor do Processo de Giordano Bruno e da correspondência completa entre Cigoli e Galileo. Coordenou inúmeros projetos envolvendo as agências FINEP, CNPq, CAPES e ARAUCÍRIA (SPEC, PROCIÊNCIAS, PROIN, MUSEUS DE CIÊNCIA, SNCT, OBSERVATORIO DA EDUCAÇíO). Tem experiência na área de Educação e Divulgação Cientí­fica, Alfabetização Cientí­fica, Linguagem Verbo-Visual aplicada í  Divulgação da Ciência, Relação Arte-Ciência, História com ênfase em História e Epistemologia das Ciências. Foi Secretário da SBPC-PR entre 2004 e 2009. Atua como docente no curso de Licenciatura em Artes Visuais (disciplina DIALOGOS INTERDISCIPLINARES ARTE-CIÊNCIA) e Música (ACÚSTICA). Realizou todas as edições da SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (CNPq/MCT, SBPC). Coordena o Planetário CIRCUS STELLARIUM. Coordena o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação para a Ciência. Coordena o Workshop Paranaense de Arte-Ciência e os International Meeting on Art-Science desde 2009. Coordenou a Mostra Os 400 Anos da Invenção do Telescópio e seus Desdobramentos na Arte. Participa do PNLD desde 2007 (Plano Nacional do Livro Didático). Participou e Coordenou a Avaliação do Ensino Fundamental e Médio do Estado do Paraná (AVA-2000). Participa de avaliações/acompanhamento de Programas de Pós-Graduação stricto sensu na área de Ensino de Ciências. Foi Diretor de Cultura da Universidade Estadual de Maringá de 2009 a 2010. Ganhador dos PRÊMIOS PARANAENSE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: 24a. edição, 2010 (extensionista em CIÊNCIAS HUMANAS) e 32a. edição, 2019 (extensionista em CIÊNCIAS EXATAS). Coordena o website/Blog sobre a Pandemia COVID-19 - CORONEWS BRAZIL: coronewsbrazil.blogspot.com . Coordena o Projeto PARQUE DA CIÊNCIA (Praça do Céu e Planetário - financiamento CNPq).

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Publicado

2024-10-25

Cómo citar

Silva, A. A. da, & Neves, M. C. D. . (2024). Descolonizar la enseí±anza de las ciencias: estrategias pedagógicas feministas e interculturales para un enfoque crí­tico y transformador. Vitruvian Cogitationes, 5(2), e024011. https://doi.org/10.4025/rvc.e024011