Pintura interfluida como possibilidade de aproximações entre Arte e Ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v2i1.63593

Palavras-chave:

Pintura fluí­da, Arte-Ciência, Interdisciplinaridade

Resumo

A presente pesquisa tem como temática a aproximação entre as áreas de Arte e Ciência, por meio das Artes Visuais, a partir do questionamento: é possí­vel adaptar a técnica da Fluid Art para o ensino com foco interdisciplinar? Foram iniciados estudos teórico-práticos, embasados na a/r/tografia, para desenvolver uma técnica adaptada de pintura fluida. Desta forma, buscou-se atender ao objetivo principal deste trabalho: criar uma produção artí­stica que pudesse desenvolver conhecimentos das áreas de Artes Visuais com possibilidades interdisciplinares. Toda discussão foi desenvolvida dentro do espaço acadêmico, na graduação e pós-graduação. Nos resultados obtidos aponta-se a a/r/tografia como uma possibilidade de criação para o professor/a–artista-pesquisador(a), o qual, por meio de sua produção visual, pode contribuir com o desenvolvimento de conhecimentos em diferentes áreas. Esse processo de criação foi realizado no decorrer dos estudos teórico-práticos aqui relatados, desenvolvendo, de forma inédita, a pintura interfluí­da.

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Biografia do Autor

Josie Agatha Parrilha da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Licenciatura em Pedagogia (1984-1988) e Licenciatura em Artes Visuais (2004-2006). Doutora em Educação para Ciência pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá - PCM/UEM (2009-2013). Pós-Doutorado em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Bauru (2015-2016). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPE/UEM (2004-2006). Especialização em Educação Pública - UEM (2001-2003) e Especialização em Docência no Ensino Superior - CESUMAR (2006-2007). Professora Associada do Departamento de Artes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Docente do corpo permanente dos Programas stricto sensu de Pós-Graduação: Ensino em Ciências e a Educação Matemática (PPGECEM - UEPG) e Educação para a Ciência e a Matemática (PCM - UEM).

Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduado em Fí­sica pela Universidade Estadual de Maringá (1983), Mestre em Fí­sica pela Universidade Estadual de Campinas (1986), Doutorando com créditos completos de doutoramento no IFGW-UNICAMP (1987-1990) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Especialista em Educação e Divulgação Cientí­fica pelo MASHAV-Jerusalém (Israel - 1991/92). Professor Colaborador do Depto de Fí­sica - DFI/UEM EM 1989; Professor Efetivo do DFI/UEM desde 1990. Professor Titular concursado desde 2001. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia(UTFPR/PG), de Educação para a Ciência e a Matemática (PCM/UEM), de Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPEGECEM/UEPG). Foi Professor-convidado do Programa Internacional de Master in Science (BUAP-Puebla-Mexico/INSA-Lyon-França/UTFPR-PG) para a cátedra Intercultural Education. Divulgador e Educador em Ciência.

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Publicado

2022-05-16

Como Citar

Silva, J. A. P. da, & Neves, M. C. D. (2022). Pintura interfluida como possibilidade de aproximações entre Arte e Ciência. Vitruvian Cogitationes, 2(1), 98–117. https://doi.org/10.4025/rvc.v2i1.63593

Edição

Seção

Artigos