A imagem fotográfica: usos e aplicações no ensino de História

Autores

  • Gleyson Fabrí­cio Evangelista Bessa Bessa Faculdade Santa Maria da Glória - SMG
  • Angeliane Arceni Chefer Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Claudiane Chefer Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v2i2.63671

Palavras-chave:

Fotografia, Fonte histórica, Educação histórica

Resumo

Buscou-se neste trabalho discutir com base em uma pesquisa de caráter qualitativo e nos estudos de os estudos de Kossoy, Rí¼sen e Barca, a utilização da fotografia como fonte documental aliada a ideia de cognição histórica e de aprendizagem histórica. Assim, foi possí­vel primeiramente investigar, as origens do âmbito histórico, no qual a fotografia aos poucos se insere até ganhar seu espaço como uma fonte documental de relevância. Após, o conceito de fonte fotográfica foi ressaltado, para então ser possí­vel delinear os processos de inserção da fonte fotográfica no ensino de história. Nesse sentido, foi admissí­vel compreender que o ensino-aprendizagem no âmbito da História, como processo de construção da consciência histórica, juntamente com a elaboração de problematizações, que as fotografias empregadas no ensino como fontes históricas, podem ser apropriados recursos para favorecer o processo mental e a formação histórico-cultural para a vida prática dos estudantes e professores envolvidos no processo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

     

Biografia do Autor

Gleyson Fabrí­cio Evangelista Bessa Bessa, Faculdade Santa Maria da Glória - SMG

Graduado em licenciatura de História pelo Unicentro Santa Maria da Glória (SMG), com afinidade para a área de História Antiga e História do Brasil.

Angeliane Arceni Chefer, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Claudiane Chefer, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá-PR. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá-PR. Pós-graduada (latu senso) em Neuropsicopedagogia e Didática para o Ensino das Ciências Biológicas. 

Referências

ANDRIOLI; Célia Aparecida.; MORELLI, Ailton José. Uso da fotografia no Ensino de História como fonte na história da infância. Cadernos PDE, v. 1, 2013.

BARCA, Isabel. Aula Oficina: do Projeto í  Avaliação. In: Para uma educação de qualidade: Atas da Quarta Jornada de Educação Histórica. Braga, Centro de Investigação em Educação (CIED)/ Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2004, p. 131- 144.

BAROM, Wilian Carlos Cipriani; CERRI, Luis Fernando. O ensino da história a partir da teoria de Jí¶rn Rí¼sen. In: Seminário de pesquisa do PPE, 2011, Maringá. Anais ... Maringá, 2011.

BARROS, José D´ Assunção. Fontes históricas: uma introdução aos seus usos historiográficos. In: 2º encontro internacional história & parcerias, 2019. Anais... 2019.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.

BORGES, Vavy Pacheco. O que é história. São Paulo: Brasiliense, 1993.

CAINELLI, Marlene; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. As fontes históricas e o ensino de história. São Paulo: Editora Gráfica Bernardi – Ltda, p. 111-135, 2010. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene (org.). Ensinar História. São Paulo: editora Gráfica Bernardi – Ltda, 2010.

DONOVAN, M. S. (Eds.). How students learn: history, math and science in the classroom. Washington, DC: National Academy Press, 2005.

HOFFMANN, Maria Luisa. A fotografia aliada í  história oral para a recuperação e preservação da memória. Londrina, p. 202-229, 2011. In: BONI, Paulo César (org.). Fotografia: múltiplos olhares. Londrina, 2011.

KOSSOY, Boris. Fotografia e história. Cotia – São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

LEE, Peter. Putting principles into practice: understanding history. In: BRANSFORD, J. D.;

LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Fotografias: usos sociais e historiográficos. São Paulo: Contexto, 2009. In: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de. O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.

MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história interfaces. Rio de Janeiro:
Tempo, 1996, p. 73-98.

MAUAD, Ana Maria. Poses e flagrantes: ensaio sobre história e fotografias. Niterói: Editora da UFF, 2008.

PARANÍ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica História. Curitiba: SEED, 2008.

PEREIRA, Maria Aparecida Batista; BIANCHEZZI, Clarice. O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades em uma escola municipal de Parintins/Amazonas. In: FONSECA, Selva Guimarães. Fazer e ensinar História. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.

RíœSEN, Jí¶rn. Aprendizado histórico. Editora UFPR: Curitiba, p. 41-49, 2011. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (org.). Jí¶rn Rí¼sen e o ensino de história. Curitiba: editora UFPR, 2011.

RíœSEN, Jí¶rn. Razão histórica: teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasí­lia: UnB, 2001

RíœSEN, Jí¶rn. Teoria da História: uma Teoria da História como ciência. Curitiba: Ed. da UFPR, 2015.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Hipóteses ontogenéticas relativas í  consciência moral: possibilidades em consciência histórica de jovens brasileiros. Dossiê: História, Epistemologia e Ensino: Desafios de um Diálogo em Tempos de Incertezas. Educ. rev. (42), dez., 2011.
Disponí­vel em: https://doi.org/10.1590/S0104-40602011000500008. Acesso em: 12 set. 2021.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Jí¶rn Rí¼sen e sua contribuição para a didática da história.
São Paulo: Intelligere, 2017.

ZANELLA, Andréa Vieira; LENZI, Lúcia Helena Corrêa; CAMPOS, Neide Pelaez de. Da fotografia í  grafia de novas trajetórias: retratos de um processo. In: COSTA, Fabí­ola C. B. e CAMPOS, Neide P. de (org.s). Artes visuais e escola: para aprender e ensinar com imagens. Coleção Cadernos CED. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2003.

Downloads

Publicado

2022-05-23

Como Citar

Bessa, G. F. E. B., Chefer, A. A. ., & Chefer, C. . (2022). A imagem fotográfica: usos e aplicações no ensino de História. Vitruvian Cogitationes, 2(2), 1–12. https://doi.org/10.4025/rvc.v2i2.63671

Edição

Seção

Artigos