A imagem fixa em artigos publicados nas áreas de Educação e Ensino no perí­odo de 2008 a 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i1.63963

Palavras-chave:

Imagem fixa, Pesquisa bibliográfica, Educação, Ensino, Artigos

Resumo

Geralmente, percebemos e fazemos uso das imagens sem nos dar conta de que estamos nos comunicando por meio de uma linguagem que pode complementar ou ser complementada por outros tipos de linguagem. Como educadoras, nosso interesse tem se voltado para a presença da imagem fixa (como a fotografia, pintura e desenho) em processos educativos, a partir do olhar da semiótica. Consideramos necessário verificar aspectos de estudos recentes sobre a imagem, buscando construir um panorama atualizado que indique o que se tem feito em termos de pesquisa com imagens. Por isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados em periódicos das áreas da Educação e Ensino, no perí­odo de 2008 a 2017. Os 132 artigos encontrados foram analisados de acordo com as categorias: papel da imagem, mí­dia ou suporte, tipo de imagem, abordagem, tema, natureza do estudo, cenário dos estudos empí­ricos, sujeitos e ní­vel de ensino escolar. Percebemos que a maioria dos trabalhos analisados são empí­ricos, relacionados ao ambiente não-escolar, sem a participação de sujeitos e, talvez por isso, sem especificar o ní­vel de ensino ao qual se referem. Os resultados nos permitem refletir sobre avanços, lacunas e possibilidades de pesquisa da temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

     

Biografia do Autor

Sheila Cristina Ribeiro Rego, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ

Possui graduação em Licenciatura em Fí­sica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Educação pela mesma universidade. Atualmente é professora adjunta de Fí­sica do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca trabalhando nos cursos de Graduação em Engenharia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (CEFET/RJ). Doutorada pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES/UFRJ).

Lucia Helena Pralon, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1980), mestre em Tecnologias Educacionais nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ/NUTES (2004) e doutora em Educação pela mesma instituição (2011). Atualmente é professora Associada da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, atuando na Graduação e no Programa de Pós Graduação em Educação.

Referências

ABRAPEC, Sobre a ABRAPEC. 2021. Disponí­vel em: http://abrapecnet.org.br/wordpress/pt/sobreaabrapec/. Acesso em: 03 nov. 2021.
ABRAPEC. Primeira circular do XIII ENPEC. 2018. Disponí­vel em: http://abrapecnet.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2020/05/Circular_01_XIII_Enpec.pdf. Acesso em: 03 nov. 2021.
BIANCHI, Cristina; RAMOS, Kim; BARBOSA-LIMA, Maria da Conceição. Conhecer as cores sem nunca tê-las visto. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 18, n. 1, p. 147-164, jan-abr, 2016. Disponí­vel em: https://www.scielo.br/j/epec/a/Mcgvk9wCRBw5jHMTjxPMWgs/?lang=pt. Acesso em: 30 ago. 2021.
BONINI, A. Mí­dia / suporte e hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. RBLA , Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 679-704, 2011.
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior. Relatório da Reunião Inicial de Estruturação da Írea de Ensino. 2011. Disponí­vel em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/Relatorio_Ensino.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.
COSTA, Angelo Brandelli; ZOLTOWSKI, Ana Paula Couto. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. de P.; HOHENDORFF, J. V. (orgs.). Manual de produção cientí­fica. Porto Alegre: Penso, 2014.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Qual o lugar dos materiais visuais na pesquisa em educação? Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 01, p. 69-91, mar., 2015. Disponí­vel em: https://www.scielo.br/j/edur/a/TmwTvNXHD58QKrLsp3bnR8S/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 set. 2021.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
FERNANDES, Adriana Hoffmann. O narrar com as imagens pelas crianças: modos de conví­vio com histórias na contemporaneidade. Revista Educação (UFSM), Santa Maria, v. 38, n. 2, p. 343-360, maio/ago, 2013). Disponí­vel
em:https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/5529. Acesso em: 25 nov. 2021.
FIORAVANTI, Carlos Henrique; ANDRADE, Rodrigo de Oliveira; MARQUES, Ivan da Costa. Os cientistas em quadrinhos: humanizando as ciências. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 23, n. 4, p. 1191-1208, out-dez, 2016. Disponí­vel em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/x6fK7Bq9sLxrV4DLzYr3b6N/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 set. 2021.
GOMES, Tiago Carneiro; DI GIORGI, Cristiano Amaral Garboggini; RABONI, Paulo César de Almeida. Fí­sica e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de Fí­sica. Revista Brasileira de Ensino de Fí­sica, São Paulo, v. 33, n. 4, 4402, 2011. Disponí­vel em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/6726/S1806- 11172011000400014.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 06 set. 2021.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
JOLY, Martine. Introdução í  análise da imagem. Lisboa: Ed. 70, 2007.
POLETTO, Julia Tomedi; KREUTZ, Lúcio. Representações e cultura Escolar compondo uma história: o processo identitário do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves/RS (1956 – 1972). Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 16, n. 3, p. 266-
287, jul./set., 2016. Disponí­vel em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40747/pdf_139. Acesso em 19 ago. 2021.
PRALON, Lucia Helena. As imagens dos livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental e as visões de saúde que veiculam. Horizontes, v.37, p.1 - 18, 2019.
PRALON, Lucia. Imagem e produção de sentido: as fotografias no livro didático. In: O livro didático de Ciências: contextos de exigência, critérios de seleção, práticas de leitura e uso em sala de aula / [Editoras] Isabel Martins, Guaracira Gouvêa e Rita Vilanova. — Rio de Janeiro:[s.n.], 2012. p.159-171.
SILVA, Lêda Valéria Alves da; CHAVES, Sí­lvia Nogueira. Nosso vizinho, o apocalipse: mí­dia e educação ambiental em tempos de (in)cons/ciência. Em Aberto, Brasí­lia, v. 31, n. 103, p. 149-160, set./dez., 2018. Disponí­vel em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3263/2998. Acesso em: 20 set. 2021.
SOUZA, Lucia Helena Pralon de.; REGO, Sheila Cristina R.; GOUVÊA, Guaracira. A imagem em artigos publicados no perí­odo 1998-2007 na área de educação em ciências.
Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.12, n.03, p.85-100, set/dez-2010. Disponí­vel em: https://www.scielo.br/j/epec/a/V3TQxVfYzQ7C3YrmZXhh6tg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03 nov. 2021.

Downloads

Publicado

2022-06-13

Como Citar

Rego, S. C. R., & Pralon, L. H. (2022). A imagem fixa em artigos publicados nas áreas de Educação e Ensino no perí­odo de 2008 a 2017. Vitruvian Cogitationes, 3(1), 1–17. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i1.63963

Edição

Seção

Artigos