A imagem fixa em artigos publicados nas áreas de Educação e Ensino no período de 2008 a 2017
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v3i1.63963Palavras-chave:
Imagem fixa, Pesquisa bibliográfica, Educação, Ensino, ArtigosResumo
Geralmente, percebemos e fazemos uso das imagens sem nos dar conta de que estamos nos comunicando por meio de uma linguagem que pode complementar ou ser complementada por outros tipos de linguagem. Como educadoras, nosso interesse tem se voltado para a presença da imagem fixa (como a fotografia, pintura e desenho) em processos educativos, a partir do olhar da semiótica. Consideramos necessário verificar aspectos de estudos recentes sobre a imagem, buscando construir um panorama atualizado que indique o que se tem feito em termos de pesquisa com imagens. Por isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados em periódicos das áreas da Educação e Ensino, no período de 2008 a 2017. Os 132 artigos encontrados foram analisados de acordo com as categorias: papel da imagem, mídia ou suporte, tipo de imagem, abordagem, tema, natureza do estudo, cenário dos estudos empíricos, sujeitos e nível de ensino escolar. Percebemos que a maioria dos trabalhos analisados são empíricos, relacionados ao ambiente não-escolar, sem a participação de sujeitos e, talvez por isso, sem especificar o nível de ensino ao qual se referem. Os resultados nos permitem refletir sobre avanços, lacunas e possibilidades de pesquisa da temática.
Downloads
Referências
ABRAPEC. Primeira circular do XIII ENPEC. 2018. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2020/05/Circular_01_XIII_Enpec.pdf. Acesso em: 03 nov. 2021.
BIANCHI, Cristina; RAMOS, Kim; BARBOSA-LIMA, Maria da Conceição. Conhecer as cores sem nunca tê-las visto. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 18, n. 1, p. 147-164, jan-abr, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/Mcgvk9wCRBw5jHMTjxPMWgs/?lang=pt. Acesso em: 30 ago. 2021.
BONINI, A. Mídia / suporte e hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. RBLA , Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 679-704, 2011.
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Relatório da Reunião Inicial de Estruturação da Írea de Ensino. 2011. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/Relatorio_Ensino.pdf. Acesso em: 15 set. 2021.
COSTA, Angelo Brandelli; ZOLTOWSKI, Ana Paula Couto. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. de P.; HOHENDORFF, J. V. (orgs.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Qual o lugar dos materiais visuais na pesquisa em educação? Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 01, p. 69-91, mar., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/TmwTvNXHD58QKrLsp3bnR8S/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 set. 2021.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
FERNANDES, Adriana Hoffmann. O narrar com as imagens pelas crianças: modos de convívio com histórias na contemporaneidade. Revista Educação (UFSM), Santa Maria, v. 38, n. 2, p. 343-360, maio/ago, 2013). Disponível
em:https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/5529. Acesso em: 25 nov. 2021.
FIORAVANTI, Carlos Henrique; ANDRADE, Rodrigo de Oliveira; MARQUES, Ivan da Costa. Os cientistas em quadrinhos: humanizando as ciências. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 23, n. 4, p. 1191-1208, out-dez, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/x6fK7Bq9sLxrV4DLzYr3b6N/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 set. 2021.
GOMES, Tiago Carneiro; DI GIORGI, Cristiano Amaral Garboggini; RABONI, Paulo César de Almeida. Física e pintura: dimensões de uma relação e suas potencialidades no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 33, n. 4, 4402, 2011. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/6726/S1806- 11172011000400014.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 06 set. 2021.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
JOLY, Martine. Introdução í análise da imagem. Lisboa: Ed. 70, 2007.
POLETTO, Julia Tomedi; KREUTZ, Lúcio. Representações e cultura Escolar compondo uma história: o processo identitário do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves/RS (1956 – 1972). Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 16, n. 3, p. 266-
287, jul./set., 2016. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40747/pdf_139. Acesso em 19 ago. 2021.
PRALON, Lucia Helena. As imagens dos livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental e as visões de saúde que veiculam. Horizontes, v.37, p.1 - 18, 2019.
PRALON, Lucia. Imagem e produção de sentido: as fotografias no livro didático. In: O livro didático de Ciências: contextos de exigência, critérios de seleção, práticas de leitura e uso em sala de aula / [Editoras] Isabel Martins, Guaracira Gouvêa e Rita Vilanova. — Rio de Janeiro:[s.n.], 2012. p.159-171.
SILVA, Lêda Valéria Alves da; CHAVES, Sílvia Nogueira. Nosso vizinho, o apocalipse: mídia e educação ambiental em tempos de (in)cons/ciência. Em Aberto, Brasília, v. 31, n. 103, p. 149-160, set./dez., 2018. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3263/2998. Acesso em: 20 set. 2021.
SOUZA, Lucia Helena Pralon de.; REGO, Sheila Cristina R.; GOUVÊA, Guaracira. A imagem em artigos publicados no período 1998-2007 na área de educação em ciências.
Revista Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.12, n.03, p.85-100, set/dez-2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/V3TQxVfYzQ7C3YrmZXhh6tg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03 nov. 2021.