O Whatsapp como possibilidade para a construção do conhecimento de forma colaborativa: um recurso significativo para o ensino de Astronomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66335

Palavras-chave:

Whatsapp, Ensino, Astronomia

Resumo

O objetivo desta pesquisa é apresentar as contribuições de um curso de formação continuada em Astronomia básica, para a constituição de uma trajetória formativa e reflexiva de professores de Ciências, dos anos finais do Ensino Fundamental, e como o Whatsapp pode possibilitar a construção do conhecimento de forma colaborativa. A metodologia adotada tem um enfoque qualitativo. A coleta de dados ocorreu durante a formação continuada. Procedeu- se a análise dos dados conforme o preconizado pelo método de análise textual discursiva. A partir dos nossos resultados, nota-se o Whatsapp como uma ferramenta importante para debates, trocas e interações entre os professores. Um ano após terminado o curso de formação, interações discursivas que se constituem em ações colaborativas, permitiu inferir que mesmo após certo tempo de finalização do curso, os docentes se retroalimentam para uma prática pedagógica reflexiva.

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Biografia do Autor

Aline Alves de Oliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Professora colaboradora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Polonia Altoé Fusinato, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (1975), Especialização em Ensino de Fí­sica- UEM (1988) mestrado em Ensino de Fí­sica pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995).

Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Possui graduação em Fí­sica pela Universidade Estadual de Maringá e em Filosofia pela Uninter, mestrado e doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática, também pela Universidade Estadual de Maringá, cursou estágio Pós-doutoral na Universidade de Brasilia na área de Ensino de Fí­sica com ênfase em teorias de aprendizagem aplicadas a propostas de ensino. É professor do departamento de Fí­sica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

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Publicado

2022-12-17

Como Citar

Oliveira, A. A. de, Fusinato, P. A., & Batista, M. C. (2022). O Whatsapp como possibilidade para a construção do conhecimento de forma colaborativa: um recurso significativo para o ensino de Astronomia. Vitruvian Cogitationes, 3(2), 232–243. https://doi.org/10.4025/rvc.v3i2.66335

Edição

Seção

Artigos