Que tipo de professor você quer ser? Um olhar crítico da Física na escola e considerações epistemológicas para melhor pensar metodologias
DOI:
https://doi.org/10.4025/rvc.v5i1.71027Palavras-chave:
ensino de física, metodologias de ensino, predisposição para a aprendizagemResumo
Buscando melhorar a ensinagem de física, diversas propostas metodológicas têm sido apresentadas na literatura. Contudo, alguns elementos epistemológicos subjacentes a essas propostas são pouco discutidos, ao mesmo tempo em que pouca atenção é dada para elementos de incentivo í aprendizagem. O foco costuma ser nas práticas propostas e nos conteúdos avaliados, não se atentando que o ensino de física, e ciências em geral, possui também outras finalidades. Entre essas, defendemos que promover a atenção sincera do aluno é um fator que deve acompanhar uma aula mais significativa, problematizando o ensino para a testagem que, não apenas resume os conhecimentos trabalhados a ferramentas para se fazer provas, como também não permite uma aproximação do pensamento científico para além de arremedos desconexos de pouco ou nenhum significado ao estudante. Visando otimizar a predisposição para o aprendizado, trazemos algumas proposições que podem ajudar o professor a pensar em práticas mais relevantes ao aluno.
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