<b>Cobras retóricas, horror poético: efeitos de expressão e a morte de Laocoonte na <i>Eneida

  • Márcio Thamos Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: Virgílio, cavalo de Troia, figuras de retórica, efeitos de sentido, conteúdo e expressão

Resumo

Em uma análise do episódio da morte de Laocoonte, inserido no relato sobre o cavalo de Troia, na Eneida, destaco determinados efeitos de sentido, alcançados a partir do emprego de algumas figuras de retórica. Nos exemplos apresentados, hipérbato, aliteração, assonância e anáfora dão contorno de iconicidade aos versos e um raro símile é usado como recurso de sequência narrativa, com função diegética. O simples emprego de tais figuras não garantiria ao texto um grau de expressividade tão elevado. Isso induz a uma reflexão sobre a necessidade de levar sempre em conta a interpenetração dos planos da linguagem e a solidariedade entre o conteúdo e a expressão como índice de literariedade. Para contextualização do episódio, ofereço uma tradução decassilábica dos hexâmetros de Virgílio. Essa tradução procura preservar as figuras de linguagem empregadas em latim e os principais efeitos de sentido por elas suscitados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Thamos, Universidade Estadual Paulista
Professor da Área de Latim do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Câmpus de Araraquara, credenciado no PPG em Estudos Literários da mesma Instituição.
Publicado
2017-03-21
Como Citar
Thamos, M. (2017). <b>Cobras retóricas, horror poético: efeitos de expressão e a morte de Laocoonte na <i&gt;Eneida. Acta Scientiarum. Language and Culture, 39(1), 13-22. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v39i1.32397
Seção
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus