<b>Cobras retóricas, horror poético: efeitos de expressão e a morte de Laocoonte na <i>Eneida

  • Márcio Thamos Universidade Estadual Paulista

Resumen

Em uma análise do episódio da morte de Laocoonte, inserido no relato sobre o cavalo de Troia, na Eneida, destaco determinados efeitos de sentido, alcançados a partir do emprego de algumas figuras de retórica. Nos exemplos apresentados, hipérbato, aliteração, assonância e anáfora dão contorno de iconicidade aos versos e um raro símile é usado como recurso de sequência narrativa, com função diegética. O simples emprego de tais figuras não garantiria ao texto um grau de expressividade tão elevado. Isso induz a uma reflexão sobre a necessidade de levar sempre em conta a interpenetração dos planos da linguagem e a solidariedade entre o conteúdo e a expressão como índice de literariedade. Para contextualização do episódio, ofereço uma tradução decassilábica dos hexâmetros de Virgílio. Essa tradução procura preservar as figuras de linguagem empregadas em latim e os principais efeitos de sentido por elas suscitados.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Márcio Thamos, Universidade Estadual Paulista
Professor da Área de Latim do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Câmpus de Araraquara, credenciado no PPG em Estudos Literários da mesma Instituição.
Publicado
2017-03-21
Cómo citar
Thamos, M. (2017). <b>Cobras retóricas, horror poético: efeitos de expressão e a morte de Laocoonte na <i&gt;Eneida. Acta Scientiarum. Language and Culture, 39(1), 13-22. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v39i1.32397
Sección
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus