REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO APRESENTADOS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Maria Angélica Olivo Francisco Lucas

Resumo


O objetivo deste artigo é expor e analisar conceitos de alfabetização e letramento apresentados por professoras de educação infantil. Pautando-nos em Soares (1998; 2004), concebemos alfabetização como processo de aprendizagem de habilidades necessárias aos atos de ler e escrever e letramento como estado ou condição do sujeito que incorpora práticas sociais de leitura e escrita. Assim entendidos, os termos alfabetização e letramento não são sinônimos. Trata-se de processos distintos que, contudo, ocorrem de forma indissociável e interdependente. Participaram da pesquisa professores, em sua maioria com formação em nível superior, que atuam em instituições públicas de educação infantil. A coleta dos dados empíricos foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas. O conjunto das respostas, apresentadas sob a forma de excertos, permitiu-nos compreender a forma como os professores compreendem a relação entre os processos de alfabetização e letramento. Ao falar sobre alfabetização, nenhuma professora mencionou o processo de letramento. No entanto, ao revelarem como entendem o processo de letramento,a maioria relacionou-o à alfabetização, ora considerando-os sinônimos, ora confundindo um com o outro, ora percebendo diferenças entre ambos, mas  não as delimitando com clareza. Em função do perfil dos sujeitos da pesquisa foi possível inferirmos acerca dos projetos curriculares dos cursos de Pedagogia, reconhecendo a necessidade de encontrarmos outro modelo de formação inicial e continuada. Defendemos que tal tarefa requer formação sistemática com grau de profundidade que permita compreender a relação entre os processos de alfabetização e letramento e políticas públicas comprometidas com esse tipo de formação.

Palavras-chave


Alfabetização; Letramento; Educação infantil; Formação de professores

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DOI: http://dx.doi.org/10.0000/rtpe.v13i3.15563



ISSN 1415-837X (impresso) e ISSN 2237-8707 (on-line)