<b>Um modelo para a visualização do conhecimento baseado em arquétipos visuais</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v34i4.10435
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v34i4.10435Palavras-chave:
visualização do conhecimento, recuperação do conhecimento, anotação semântica, ontologiaResumo
Neste artigo apresenta-se um modelo que visa facilitar a visualização do conhecimento armazenado em repositórios digitais usando arquétipos visuais. Os arquétipos são estruturas que contêm representações visuais do mundo real que a priori são conhecidas pelo grupo-alvo, e possuem estruturas semânticas que permitem identificar os conceitos do domínio representados em cada região. O modelo proposto apoia-se no framework para visualização do conhecimento proposto por Burkhard e descreve as interações dos usuários com os arquétipos visuais. O usuário por meio dos arquétipos pode recuperar e visualizar o conhecimento relacionado aos conceitos representados nas imagens dos arquétipos. Um protótipo foi desenvolvido para demonstrar a viabilidade do modelo usando arquétipos no domínio da anatomia, a Foundational Model of Anatomy e a Unified Medical Language System como conhecimento do domínio e o banco de dados da Scientific Electronic Library Online como repositório de documento. O uso das representações visuais nos arquétipos facilita a divulgação do conhecimento já que ao fazer parte da visão do mundo dos usuários, podem facilmente ser associadas a conhecimentos prévios. As representações visuais são processadas rapidamente no cérebro requerendo menos esforço que o processamento de informação textual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.