<b>Influência da aplicação de esgoto sanitário tratado no desempenho de um sistema de irrigação por gotejamento montado em campo</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v28i2.1196
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v28i2.1196Palavras-chave:
gotejadores, água residuária, obstruçãoResumo
Este trabalho verificou o efeito da aplicação de esgoto sanitário tratado no desempenho de um sistema de irrigação por gotejamento montado em campo. Para a realização do experimento, utilizou-se um sistema de irrigação por gotejamento montado na Estação-Piloto de Tratamento de Esgoto do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa, Estado de Minas Gerais. Tal sistema constava de uma unidade de controle (composta por motobomba de 3 cv e filtro de 550 mesh), de linhas principal e de derivação e de linhas laterais com gotejadores do modelo G1. Os resultados mostraram que o efluente apresentou considerável potencial de obstrução de gotejadores, tendo como conseqí¼ência direta o decréscimo tanto da uniformidade de aplicação do efluente quando da vazão dos gotejadoresDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
