<b>Remoção de matéria orgânica e determinação de parâmetros cinéticos em sistemas alagados construídos em escala laboratorial</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v34i2.12184
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v34i2.12184Palavras-chave:
cinética, modelagem, água residuária da suinocultura, sistema de tratamentoResumo
Neste estudo teve-se por objetivo avaliar o desempenho de sistemas alagados construídos (SACs) em escala laboratorial no tratamento das águas residuárias da suinocultura (ARS), sob duas taxas de carregamento orgânico (TCOA), e obter parâmetros cinéticos para dimensionamento de SACs. Os SACs foram constituídos por dois tanques de 0,40 x 0,10 x 0,15 m, em vidro e preenchidos com uma camada de 0,13 m de brita zero, os quais foram instalados dentro de uma estufa tipo BOD, para manutenção da temperatura em 20ºC. Os SACs não foram cultivados e foram submetidos, durante 51 dias, a TCOA médias de 246 (SAC1) e 328 kg ha-1 dia-1 de DBO (SAC2). No que se refere í remoção de matéria orgânica, na forma de SST, DBO e DQO, não foi verificada diferença estatística (p > 0,05) entre os SACs, sendo que as eficiências médias de remoção para as referidas variáveis, no SAC1 e SAC2, foram de 68 e 76%, 66 e 73% e 55 e 58%, respectivamente. Os modelos propostos por Brasil et al. (2007) e Kadlec e Wallace (2008) tiveram bom ajuste e descreveram adequadamente a cinética de remoção da matéria orgânica (DBO e DQO) nos sistemas avaliados, apresentando, geralmente, R2 superior a 99%.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.











