<b>Integração de dados do laser scanner com a banda pan-cromática do sensor QuickBird II para a identificação de edificações através das redes neurais numa abordagem orientação a regiões</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v27i2.1489
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v27i2.1489Palavras-chave:
sensoriamento remoto, redes neurais artificiais, laser scannerResumo
A imagens produzidas pelo sensor QuickBird II e pelos dados laser scanner são produtos caros para comercialização, porém têm mostrado seu valor técnico-científico no processamento digital de imagens. O objetivo deste estudo está em mostrar uma alternativa viável para a identificação de edificações através da classificação de imagem de alta resolução utilizando dados do sistema laser scanner e imagens do QuickBird II. No intuito de diminuir os custos na aquisição dos dados para o processamento digital, foram utilizados dados de intensidade e altimetria do laser, integrando-os com a banda pan-cromática do sensor QuickBird II, por meio do algoritmo de redes neurais e uma abordagem orientada a regiões. O trabalho justifica-se por utilizar tecnologias recentes (laser scanner e imagem QuickBird II) e um algoritmo integrador de variáveis de diferentes origens (as redes neurais artificiais), na elaboração de mapas temáticos com custos menores. O método mostrou-se viável para a elaboração de mapa temáticoDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
