<b>Extração semiautomática de estradas vicinais com base em algoritmos genéticos</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v32i2.4763
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v32i2.4763Palavras-chave:
extração de estradas vicinais, algoritmos genéticos, detecção de feições linearesResumo
O objetivo deste trabalho é a extração semiautomática de estradas vicinais. Este estudo é dividido em duas fases distintas. Na primeira fase é proposto um método para determinar larguras de estradas; na segunda fase é proposta uma função de aptidão para algoritmos genéticos que possibilita a detecção de segmentos candidatos a eixo de estradas vicinais. Três imagens digitais são usadas na realização dos experimentos. Para o estudo, a validação dos resultados obtidos foi realizada a partir de uma imagem de referência. A imagem de referência foi criada por meio de vetorização manual. O julgamento da acurácia foi computado com base nos índices: completeza, correção e RMS. Os resultados obtidos apontam a metodologia proposta como promissora.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
