<b>Avaliação do desempenho das escolas públicas por meio de <em>Data Envelopment Analysis</em></b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v31i1.1547
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v31i1.1547Palavras-chave:
Data Envelopment Analysis, correlação canônica, educaçãoResumo
Este trabalho procura analisar o desempenho das escolas de ensino fundamental e médio do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí - Paraná. A avaliação será feita via DEA (Data Envelopment Analysis). As variáveis, classificadas em dois grupos (insumos e produtos), foram extraídas de questionários aplicados diretamente nas escolas e de dados registrados no site Dia-a-dia Educação. Inicialmente, mediu-se o grau de relacionamento entre os dois grupos de variáveis, indicando que, na média, os insumos conseguem explicar, aproximadamente, 37% dos resultados das escolas de ensino fundamental e 51% dos resultados de ensino médio (produtos). Calculadas as eficiências, considerando o modelo DEA CCR, tem-se que, aproximadamente, 55% das escolas estão funcionando com eficiência, com um escore médio de 0,965. Os resultados são um indicativo de possíveis falhas relacionadas í gestão e oferecem subsídios aos Diretores das Escolas nas tomadas de decisões e ao poder público no direcionamento de recursos e esforços para que as escolas ineficientes funcionem eficientemente.Downloads
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