Utilização de zeólitas modificadas CaX e MgX como adsorventes de compostos orgânicos
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v24i0.2477Palavras-chave:
zeólita X, adsorção, esteviosídeoResumo
Neste trabalho, foi avaliada a capacidade de adsorção de zeólitas modificadas, CaX e MgX, em contato com uma solução do subproduto do processo de extração de esteviosídeo, um adoçante extraído das folhas de Stevia rebaudiana. Os efeitos do processo de adsorção na estrutura zeolítica foram avaliados por meio de diversas técnicas de caracterização. As análises térmicas mostraram que os compostos adsorvidos sofrem pequenas mudanças estruturais sob aquecimento. A partir da espectroscopia ao infravermelho, foi verificado que o processo de adsorção não modifica a estrutura da zeólita. As medidas de área superficial e volume de poros indicaram que a adsorção ocorre preferencialmente na superfície externa e nos mesoporos. Finalmente, os resultados de acidez indicaram que a adsorção dos compostos orgânicos coloridos ocorre principalmente nos cátions de compensação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.











