Clarificação de extrato de <em>Stevia rebaudiana</em> (Bert.) Bertoni por adsorção em zeólitas modificadas
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v23i0.2779Palavras-chave:
clarificação, Stevia rebaudiana (Bert.) Bertoni, zeólita CaX, adsorção seletivaResumo
No presente trabalho, foi estudada a adsorção seletiva do extrato de Stevia rebaudiana (Bert.) Bertoni (Asteraceae) nas zeólitas X e A. Foram feitas trocas com íons de cálcio e bário nas zeólitas NaX e NaA. Foi avaliado o efeito do contato do extrato aquoso de Stevia com as zeólitas CaX, BaX, CaA and BaA. Os resultados mostraram que o extrato que ficou em contato com a zeólita CaX foi o que obteve maior descoloração e não teve as características iniciais alteradas, em termos de concentração, glicosídeos e sabor. Com testes feitos em batelada í temperatura ambiente, o contato entre o extrato aquoso de Stevia e a zeólita CaX, proporcionou uma descoloração entre 70-80%. Os testes mostraram ser possível a regeneração da zeólita, sendo possível a utilização da zeólita por mais de uma vez no processo, sendo alcançada uma descoloração entre 65-70%.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.