Efeito do tempo de troca iônica de metais alcalinos na acidez/basicidade de zeólitas
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v21i0.3170Palavras-chave:
troca iônica, zeólitas, desidrogenação, desidrataçãoResumo
A reação de decomposição do isopropanol é utilizada como reação modelo para determinar o caráter ácido ou básico de zeólitas, particularmente da zeólita Y, pela facilidade de decompor em ambos os sítios. Sítios ácidos produzem água e propeno, já os sítios básicos produzem acetona e hidrogênio. Os metais alcalinos terrosos, por serem bivalentes, quando introduzidos na zeólita, provocam a formação de ambos os sítios. Neste trabalho, dois tipos de zeólitas (A e Y) foram submetidos í troca iônica segundo um planejamento fatorial cujas variáveis foram o cátion introduzido na zeólita (cálcio ou bário) e o tempo de troca iônica (5 minutos ou 24 horas). As zeólitas trocadas foram caracterizadas por fluorescência de raio X, área superficial e pela reação modelo de decomposição do isopropanol. Verificou-se que a troca iônica provocou um aumento na acidez e na basicidade das zeólitas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.