Comparação da robustez de alternativas do teste de igualdade de duas médias populacionais sob não normalidade por simulação Monte Carlo
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v24i0.2554Palavras-chave:
probabilidade do erro tipo I, poder do teste, bootstrap, não normalidadeResumo
O presente trabalho teve por objetivos avaliar os riscos de se tomar decisões erradas (erro tipo I e erro tipo II) em populações não-normais, por meio de simulação computacional, e comparar três testes usualmente empregados. Foram comparados o teste t com a aproximação dos graus de liberdade proposto por Satterthwaite (1946), t com os graus de liberdade dado por v = min (n1 - 1, n2 - 1) e método de bootstrap sob diferentes distribuições de probabilidade. Sob distribuições não-normais, t com ajuste de graus de liberdade por Satterthwaite e t com v = min (n1 - 1, n2 - 1) não controlaram as probabilidades de erro tipo I; o critério de bootstrap controlou as probabilidades de erro tipo I e apresentou poder do teste equivalente, sendo considerado robusto com a violação da pressuposição de normalidade; o teste de t com graus de liberdade ajustado (Satterthwaite) em populações não-normais e amostras de tamanhos diferentes apresentou probabilidades de erro tipo I maiores que as nominais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
