<b>Modelagem de secador do tipo esteira: uma aplicação industrial</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v25i2.2180
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v25i2.2180Palavras-chave:
secagem, modelo, gelatina, secador industrialResumo
Neste trabalho, um modelo transiente para um secador do tipo esteira, utilizado na secagem de gelatina, foi obtido através de balanços de massa e energia, sendo inicialmente consideradas três hipóteses para a isoterma de equilíbrio e duas para a taxa de secagem. A definição dessas expressões foi realizada pelo ajuste do modelo aos dados de uma situação típica de operação com as principais variáveis do processo medidas pelo acompanhamento de um lote de gelatina ao longo do secador. Um ensaio, em laboratório, foi realizado para se obter a curva de secagem, indicando que a secagem da gelatina ocorre essencialmente em uma fase. Assim, o modelo utiliza a isoterma de Henderson e uma expressão para a taxa de secagem de apenas uma fase. Os resultados da simulação do modelo nas condições do processo demonstram que esse é capaz de representar as principais tendências do processo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.











