Secagem condutiva/convectiva de celulose fibra longa com ar ambiente em convecção forçada
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v23i0.2769Palavras-chave:
secagem, secagem de papel, taxas de secagemResumo
Este trabalho teve como objetivo analisar a secagem condutiva/convectiva de folhas de celulose de fibra longa, na operação com ar ambiente em convecção forçada para diferentes condições operacionais da temperatura de secagem (superfície metálica aquecida) e da velocidade do ar na superfície das amostras. Foram estudados aspectos da cinética de secagem, a partir do levantamento das curvas de secagem, taxa de secagem e perfis de temperatura, sendo seu comportamento avaliado através da abordagem clássica de dois períodos de secagem. Os valores encontrados para as taxas de secagem do período constante foram ajustados através de um balanço térmico para esta fase, ou seja, pela equivalência entre o calor transferido entre a superfície aquecida, as amostras de celulose e o ar, e o calor envolvido no processo de evaporação. Já para o período de taxa decrescente, foi verificada a possibilidade de aplicação de uma redução linear da taxa constanteDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
