Estudo da metodologia de síntese de zeólitas ZSM-5
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v22i0.3007Palavras-chave:
zeólitas ZSM-5, síntese, sementes de cristalizaçãoResumo
Diversas metodologias de síntese de zeólita ZSM-5 propostas na literatura foram avaliadas. A caracterização das amostras sintetizadas foi feita por absorção atômica, espectroscopia no infra-vermelho, difração de raios X e análise de área superficial. Diversos parâmetros foram envolvidos, como fonte e ordem de adição dos reagentes, tipo de direcionador de estrutura, razões molares no meio reacional, utilização de sementes, tempo e temperatura de cristalização. A utilização de etanol em substituição aos direcionadores nitrogenados, aliada ao emprego de sementes em proporção bem superior ao indicado na literatura, levou a uma metodologia de síntese de ZSM-5 que se mostrou produtiva e com boa reprodutibilidade. As caracterizações das amostras obtidas confirmaram a obtenção da zeólita ZSM-5, com boa cristalinidade. As zeólitas sintetizadas puderam ser utilizadas com sucesso como sementes de cristalização em novas sínteses.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
