<b>Síntese da zeólita a partir de um caulim brasileiro termicamente ativado</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v25i1.2241
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v25i1.2241Palavras-chave:
caulim, ativação térmica, síntese de zeólitasResumo
Um caulim brasileiro (paranaense) foi pré-tratado para sua utilização em síntese de zeólitas. O pré-tratamento consiste em uma ativação térmica do caulim. As amostras naturais e pré-tratadas foram analisadas por espectroscopia de Absorção Atômica e de Infravermelho, difração de raios-X (DRX) e Análise Textural por adsorção de N2. Foi observada a transformação do caulim em metacaulim com o tratamento térmico a 1073K. Tanto o espectro de infravermelho quanto o difratograma de raios-X denotaram a destruição da estrutura do caulim e a sua transformação para metacaulim. A desestruturação do caulim com que os átomos de Si e Al presentes fiquem mais acessíveis, tornando-o mais apropriado para a síntese de zeólita, na qual esses elementos são utilizados para formar sua estrutura. A partir do caulim paranaense pré-tratado termicamente, foi possível sintetizar zeólita A com 66% de cristalinidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
