“<em>Conatus recedenti ab axe motus</em>†ou a parábola do balde de Newton
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v22i0.3060Palavras-chave:
Newton, força centrífuga, história da ciência, ensino de físicaResumo
O presente trabalho analisa o argumento de Newton a favor do espaço absoluto. Chega-se í equação da parábola descrevendo a superfície da água derivada de um balde em rotação em relação í Terra. Esta rotação gera uma tendência da água a se afastar do eixo de seu movimento, ou, na clássica alusão latina: conatus recedenti ab axe motus. Algumas implicações dessa temática serão discutidas sob a perspectiva do ensino de físicaDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
