Volta 100 anos depois ou o estado d´arte da pilha de Volta nos livros didáticos do final do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v21i0.3076Palavras-chave:
pilha de Volta, história da ciência, ensino de físicaResumo
Este trabalho procura mostrar a diferença de tratamento sobre a pilha ou bateria em livros didáticos de física no final do século XIX. O uso cotidiano de pilhas na vida moderna eclipsa a questão da eletricidade em movimento. Isto decorre de um tratamento superficial nos atuais livros “didáticos†de física, dissociado da forte motivação que existia na última década do século XIX, quando estava em curso uma revolução das máquinas movidas í corrente elétrica, precursoras da modernidade de um novo século.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
