"<em>Conatus recedenti ab axe motus</em>" or the parable of Newton´s bucket

Authors

  • Marcos Cesar Danhoni Neves UEM

DOI:

https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v22i0.3060

Keywords:

Newton, força centrí­fuga, história da ciência, ensino de fí­sica

Abstract

An analysis of Newton's argument on absolute space is provided. The equation of the parable is given by describing the water surface from a rotating bucket related to the Earth. This rotation generates a trend by which the water recedes from the axis of its motion, or in the classic Latin allusion: conatus recedenti ab axe motus. The theme and its implications will be discussed from the point of view of the teaching of Physics

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcos Cesar Danhoni Neves, UEM

Possui graduação em Fí­sica pela Universidade Estadual de Maringá (1983), mestrado em Fí­sica pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Possui uma especialização em educação e divulgação cientí­fica pelo MASHAV-Jerusalém (Israel - 1991/92). Realizou estágio de pós-doutoramento no "Laboratorio di Didattica delle Scienze" no Dipartimento di Fisica da Universití  degli Studi di Roma "La Sapienza", Itália (1995/96). Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual de Maringá. Coordenou inúmeros projetos envolvendo as agências FINEP, CNPq, CAPES e ARAUCÍRIA (SPEC, PROCIÊNCIAS, PROIN, MUSEUS DE CIÊNCIA). Tem experiência na área de Educação e Divulgação Cientí­fica, Alfabetização Cientí­fica, Linguagem Verbo-Visual aplicada í  divulgação da Ciência, História, com ênfase em História e Epistemologia das Ciências. Foi Secretário da SBPC-PR entre 2004-2006 e é, atualmente, até a gestão de 2008. Coordena o Planetário CIRCUS STELLARIUM da Universidade Estadual de Maringá. Coordenou no Estado do Paraná as três edições da SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Coordena o Programa de Mestrado Acadêmico de Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá desde 2003 Currí­culo Lattes

Published

2008-05-13

How to Cite

Neves, M. C. D. (2008). "<em>Conatus recedenti ab axe motus</em>" or the parable of Newton´s bucket. Acta Scientiarum. Technology, 22, 1263–1267. https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v22i0.3060

Issue

Section

Physics