Modelagem hidrodinâmica do canal do rio Paraná, trecho Porto São José - Porto 18. Parte II: Calibragem do modelo

Autores

  • Astrid Meira Martoni UEM
  • Roberto Cruz Lessa UEM

DOI:

https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v21i0.3169

Palavras-chave:

modelagem hidrodinâmica, coeficientes de resistência em canais naturais, rio Paraná

Resumo

Neste artigo, apresenta-se a modelagem hidrodinâmica do trecho de canal entre Porto São José e Porto 18. Esta etapa compreendeu os trabalhos de obtenção de dados históricos, levantamentos de campo de ní­veis e vazões, obtenção dos parâmetros do modelo e análise da distribuição das vazões através dos canais principais. Para as seções internas da discretização foram feitas leituras de ní­veis nas seções e medidas de descarga usando o medidor ADCP, o que tornou possí­vel estimar os coeficientes de rugosidade. O modelo calibrado constitui um instrumento eficiente para simular dados de ní­veis e vazões neste trecho do rio.

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Biografia do Autor

Astrid Meira Martoni, UEM

Possui graduação em Engenharia Quí­mica pela Universidade Estadual de Maringá (1976), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hí­dricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (1997). Atuou na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidrologia, em projetos de pesquisa com estudos nos seguintes temas: rio Paraná, Bacias hidrográficas, modelagem hidrodinâmica; e reservatórios domiciliares. Atualmente é avaliadora de cursos de graduação em Engenharia Ambiental e Cursos Superiores de Tecnologia em Meio Ambiente do INEP/MEC Currí­culo Lattes

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Publicado

2008-05-14

Como Citar

Martoni, A. M., & Lessa, R. C. (2008). Modelagem hidrodinâmica do canal do rio Paraná, trecho Porto São José - Porto 18. Parte II: Calibragem do modelo. Acta Scientiarum. Technology, 21, 961–970. https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v21i0.3169

Edição

Seção

Engenharia Civil

 

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