<b>Desenvolvimento de um modelo da cinética enzimática da transesterificação de óleos vegetais para produção de biodiesel</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v29i1.79
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v29i1.79Palavras-chave:
transesterificação, biodiesel, cinética enzimática, modelagemResumo
Atualmente, a tecnologia de produção enzimática do biodiesel é mais uma alternativa em relação aos métodos químicos que utilizam catalisadores ácidos ou básicos. A enzima lipase utilizada como catalisador desse processo pode ser obtida de microrganismos como Pseudomonas fluorescens, P. cepacia, Candida antarctica, dentre outros. Neste trabalho, propomos um mecanismo da transesterificação de triglicerídeos catalisada por enzima lipase. O processo foi formalizado em três reações consecutivas, nas quais são formados os diglicerídeos e monoglicerídeos. Outras três etapas intermediárias das reações envolvendo a lipase foram consideradas. A identificação dos parâmetros do modelo desenvolvido foi feita para condições reacionais em que a alimentação é feita na proporção estequiométrica dos reagentes. O modelo desenvolvido foi testado com dados experimentais em diversas condições operacionais encontradas na literatura. Os resultados das simulações mostram boa flexibilidade do modelo, ajustando os dados em várias condições de transesterificação enzimática para produção de biodiesel.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.











