<b>Remoção de níquel(II) de soluções aquosas pela biomassa <em>Sargassum filipendula</em> em múltiplos ciclos de sorção-dessorção</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v31i1.840
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v31i1.840Palavras-chave:
regeneração de biossorvente, remoção de níquel, biomassaResumo
Foi estudado o desempenho da alga marinha Sargassum filipendula na remoção de níquel de uma solução de concentração de 50 mg L-1 em pH 3,5, em colunas de leito fixo que operam em ciclos de adsorção/dessorção. Foram testados dois sistemas de eluição; o primeiro operou com a passagem direta e o segundo com a recirculação do eluente. Em seguida, foram realizados dez ciclos consecutivos de sorção-dessorção em duas colunas de leito fixo, uma regenerada com o eluente H2SO4 (0,1 M) e outra com MgSO4/H2SO4 (pH 3), em sistema de recirculação do eluente. As etapas de sorção e dessorção foram realizadas em 30 e 2h, respectivamente, representando 20 dias de uso contínuo da biomassa. Foi observada alta quantidade recuperada de níquel nas etapas de eluição (aproximadamente 95%). Ao final do décimo ciclo, verificou-se que a alga Sargassum filipendula continuava apresentando valores elevados da capacidade de remoção de níquel da solução, mostrando-se como alternativa eficiente de tratamento de águas residuárias contendo metais. A regeneração da biomassa apresentou baixo custo, além de ter facilitado o processo de tratamento que dispensou trocas sucessivas da biomassa.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
