<b>Análise numérica e experimental de vigotas pré-moldadas em concreto armado para emprego em lajes nervuradas</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v33i3.5189
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v33i3.5189Palavras-chave:
estruturas pré-moldadas em concreto armado, modelo computacionalResumo
Uma das aplicações mais comuns de elementos pré-moldados de concreto se dá nas lajes nervuradas de forro e piso. Numa concepção relativamente recente, surgiram lajes nervuradas pré-moldadas bidirecionais, feitas a partir de nervuras com armadura em forma de treliça espacial, com a possibilidade de uso de blocos de poliestireno expandido (EPS), com um formato diferenciado, como material de enchimento. Para se levar em conta a fissuração do concreto, no cálculo das deformações desse tipo de laje, neste trabalho foram adotados os modelos de momento-curvatura de Ghalli e Frave e de Branson, utilizando-se soluções lineares e não-lineares, por meio dos programas computacionais SAP2000®e ANSYS®. Esses modelos foram comparados com dados experimentais de vigas submetidas a ensaios de flexão pura. Também foi adotado um modelo tridimensional para a análise de vigas, baseado no elemento solid65 disponível no programa ANSYS®, o qual possibilita a análise não-linear de sólidos de materiais reforçados, como o concreto armado.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.











