<b>Efeito da temperatura na biologia de <em>Myzus persicae</em> (Sulzer) (Hemiptera: Aphididae) criado em pimentão</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v28i2.1074
Resumo
Avaliou-se o efeito de temperaturas constantes e variáveis sobre a biologia de M. persicae em pimentão. As ninfas foram individualizadas em discos foliares de pimentão mantidos em placas de Petri às temperaturas constantes de 15ºC, 20ºC, 25ºC e 30ºC. Em casa de vegetação, as temperaturas foram oscilantes, com média de 24,9ºC, e as ninfas foram colocadas em gaiolas apropriadas e fixadas em folhas de pimentão. O delineamento foi inteiramente casualizado, com 45 e 30 repetições para os ensaios em laboratório e em casa de vegetação, respectivamente. Ficou evidenciado que as temperaturas constantes de 20ºC e 25ºC foram mais favoráveis para M. persicae, por proporcionarem redução do ciclo biológico e maior fecundidade do que as temperaturas oscilantes em casa de vegetação.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.