Época de semeadura em cinco cultivares de soja. II. Efeito na qualidade fisiológica das sementes
Resumo
Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a influência da época de semeadura na qualidade fisiológica das sementes de cinco cultivares de soja, Glycine Max (L.) Merril (Leguminosae-Faboideae), bem como estabelecer o intervalo de semeadura mais favorável à produção de sementes de alta qualidade na região de Maringá, Estado do Paraná. Foram conduzidos cinco ensaios de competição de cultivares no ano agrícola de 1999/00, utilizando-se o delineamento experimental em blocos casualizados. Instalou-se um ensaio em cada época de semeadura (15/10, 30/10, 15/11, 30/11 e 15/12). Os cultivares avaliados foram: BRS 132, BRS 133, BR 16, BRS 134 e FT-Estrela. As sementes produzidas foram avaliadas pelo teste de germinação (primeira contagem e contagem final), classificação do vigor de plântulas e envelhecimento acelerado. Constatou-se que a semeadura realizada entre 3 a 20 de novembro, dependendo do cultivar, foi mais favorável a obtenção de sementes de melhor qualidade fisiológica. O cultivar BRS 133 apresentou maior estabilidade na produção de sementes com melhor qualidade nas diferentes épocas de semeadura avaliadas. De modo geral, em relação aos demais cultivares, o BR 16 apresentou desempenho inferior e o BRS 133 superiorDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.