Efeito da cinza da indústria de cerâmica no solo e na nutrição de mudas de goiabeira
Resumo
Considerando a inexistência de informações sobre o uso de resíduos da indústria da cerâmica como insumo agrícola, procurou-se estudar o efeito da aplicação de cinza em características químicas do solo e na nutrição das mudas de goiabeira, Psidium guajava (Myrtaceae), em um subsolo apresentando dois níveis de valores de saturação por bases (50% e 80%) e cinco doses de cinza. As doses de cinza foram calculadas, a partir do V% inicial de 50%, objetivando elevar a saturação por bases em meia, uma vez, uma vez e meia e duas vezes o valor teórico de 70%, além da testemunha. A aplicação da cinza resultou em redução da acidez do solo, com aumento na concentração de Ca e Mg, no valor de saturação por bases e na concentração dos micronutrientes B, Cu e Mn do solo. Os teores dos nutrientes nas folhas aumentaram especialmente para P, Ca, Mg, B, Cu e Mn. Na ausência de calcário, a aplicação de cinzas foi suficiente para garantir adequada nutrição das plantas de goiabeira. A cinza da indústria de cerâmica apresentou resultados benéficos para a fertilidade do solo e na nutrição das plantas de goiabeira durante o período consideradoDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.