<b>Momento de colheita e períodos de armazenamento omento no rendimento industrial e na qualidade fisiológica do arroz de terras altas</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i2.255
Resumo
As etapas de colheita e de pós-colheita são de grande importância na cultura do arroz. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do momento de colheita e o período de armazenamento na qualidade industrial e fisiológica de sementes e na produtividade do arroz de terras altas irrigado. O experimento foi conduzido no ano agrícola de 2002/03, no município de Selvíria, Estado do Mato Grosso do Sul. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos casualizados, com 7 tratamentos constituídos por diferentes épocas de colheita (18, 20, 22, 24, 26, 28 e 30 DAF - dias após o florescimento médio), com 4 repetições. O material colhido foi posteriormente armazenado por até 12 meses. Avaliaramse características produtivas, fisiológicas e industriais (0, 6 e 12 meses). Concluiu-se que a cultivar BRS - Talento colhido por volta dos 28 DAF, proporcionou maior produtividade e melhores qualidades industriais entre 24 e 26 DAF; a época de colheita não interferiu na qualidade fisiológica das sementes; o armazenamento (12 meses) diminuiu a qualidade industrial e fisiológica, entretanto a sementes estão adequadas para semeadura.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.