Influência de diferentes doses de corretivo e de camadas de correção da acidez de um neossolo litólico distrófico na produção de matéria seca de milho
Resumo
O efeito de diferentes doses e profundidades de correção da acidez de um solo na produção de matéria seca de plantas de milho foi estudado sob condições controladas. Com o aumento das doses de corretivo, houve aumento nos valores de pH (CaCl2) e de saturação por bases. Por outro lado, houve redução nos valores de alumínio trocável. Os valores de produção de matéria seca da parte aérea e das raízes foram significativamente superiores em relação à testemunha. Com o aumento da profundidade de correção, houve aumento nos valores de produção de matéria seca total das plantas de milho. Por outro lado, para uma mesma profundidade de correção, não houve diferença significativa entre os diferentes valores de saturação por bases (V). Mesmo que o milho tenha respondido positivamente à calagem, valores de V acima de 40% não proporcionaram incrementos significativos de produção de matéria secaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.