<b>Avaliação e desempenho de equações de estimativa do armazenamento de água no solo em um balanço hídrico climatológico decendial irrigacionista</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i4.383
Resumo
O objetivo do presente trabalho é comparar a dinâmica do armazenamento de água em duas classes de textura do solo (arenoso e argiloso), na região de Ponta Grossa, Estado do Paraná, utilizando um programa que permite a simulação do balanço hídrico climatológico decendial para fins de irrigação agrícola com cinco equações de estimativa do armazenamento de água no solo. Os melhores resultados foram obtidos para os valores de armazenamento simulados para o solo argiloso (CAD = 65 mm) com as equações Potenciais de Primeira e Segunda Ordem e Co-senoidal. As equações de Braga (1982) e de Thornthwaite e Mather (1955) não apresentaram bons resultados, considerando irrigações ao longo do ano. Os cinco modelos não apresentaram diferenças significativas para balanços hídricos simulados sem irrigação. A simulação dos balanços hídricos para o solo arenoso (CAD = 25 mm) resultou em valores inconsistentes.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.