<b>Influência da população de plantas na incidência de doenças de colmo em híbridos de milho na safrinha</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v28i4.896
Resumo
Apesar de a área de milho safrinha ter aumentado em aproximadamente dez vezes nos últimos 15 anos, poucos estudos sobre doenças foram relatados nesse ambiente específico. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da população de plantas na incidência de doenças de colmo em milho safrinha. O experimento foi instalado em Toledo/PR por dois anos agrícolas consecutivos (2004 e 2005). O delineamento experimental foi em blocos casualizados com 4 repetições, em esquema fatorial, tendo como primeiro fator os híbridos (X1392D, 30F80, 30K75 e 30P70) e como segundo fator as populações de plantas (45, 60 e 75 mil plantas ha-1). Foram avaliadas as doenças de colmo causadas por Stenocarpella sp., Fusarium sp. e por Colletotrichum graminicola, acamamentos de raiz e de colmo, além da incidência geral de doenças da base do colmo e produtividade. O aumento da população de plantas resultou em aumento das doenças de colmo nos híbridos avaliados, porém não influenciou a produtividade na mesma proporção.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.