Características hematológicas e fator de condição relativo (Kn) associados ao parasitismo em <em>Schizodon borellii</em> (Osteichthyes, Anostomidae) e <em>Prochilodus lineatus</em> (Osteichthyes, Prochilodontidae) do ri
Resumo
Nos meses de fevereiro de 1994 e 1995, foram capturados, na planície de inundação do rio Paraná, PR, Brasil, 42 espécimes adultos de piava, S. borellii, e 42 espécimes adultos de curimbatá, Prochilodus lineatus. O objetivo era verificar as alterações no quadro hemático destas espécies causadas por parasitismo. Foram determinados o número de eritrócitos (Er), o hematócrito (Ht), a taxa de hemoglobina (Hb), a porcentagem de leucócitos e calculados os índices hematimétricos absolutos: volume corpuscular médio, hemoglobina corpuscular média e concentração de hemoglobina corpuscular média. Os parasitos foram coletados de brânquias e intestinos e processados por métodos de rotina. Nove espécimes de S. borellii estavam parasitados por Dactylogyridae nas brânquias, com intensidade média de infestação(IMI)=278,3 (1 a 1740) e 16 apresentavam Cucullanus pinnai (Nematoda: Cucullanidae) no intestino, com IMI=3,3 (1 a 9). Outros 6 peixes estavam parasitados por Dactylogyridae com IMI=121,5 (2 a 360) e C. pinnai com IMI=2,0 (1 a 4). Onze peixes não apresentaram nenhuma infestação parasitária. Para esta espécie não foi encontrada nenhuma alteração significativa na contagem diferencial dos leucócitos ou na série vermelha, para os peixes parasitados. Os indivíduos com Dactylogyridae foram os únicos que apresentaram célula granulocítica especial e não tinham eosinófilos. Dez espécimens de P. lineatus apresentaram Dactylogyridae nas brânquias com IMI=86,9 (1 a 239), 6 tinham Ergasilidae com IMI=27,5 (1 a 81), 1 estava com 16 Neoechinorhynchus curemai (Acantocephala: Neoechinorhynchidae) no intestino e 25 não estavam parasitados. A infestação por Dactylogyridae nas brânquias desta espécie causou apenas uma diminuição na taxa de hemoglobina. Diferenças significativas foram encontradas em Hb e na porcentagem de linfócitos, neutrófilos e monócitos em peixes infestados por Ergasilidae. No espécime com N. curemai foram observadas baixa porcentagem de linfócitos e altas porcentagens de neutrófilos e monócitos. Através do fator de condição relativo (Kn) verificou-se que os parasitos não afetam de modo significativo a condição dos hospedeiros.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.