<b>Algumas contribuições do funcionalismo e da lingüística textual para o ensino de gramática na escola</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v27i1.1161
Resumo
Ainda há muito para se discutir no que diz respeito ao ensino de gramática na escola. Atualmente, uma posição mais ponderada defende que a gramática seja, sim, ensinada na escola, mas não a gramática tradicional. A gramática que se propõe que seja ensinada deve levar o aluno a refletir sobre o uso efetivo da língua, considerando o convívio das variantes lingüísticas, incluindo a norma considerada padrão. Neste trabalho, pretende-se apontar alguns tópicos da Lingüística Textual e do Funcionalismo que podem contribuir nesse sentido. Da Lingüística Textual, os conteúdos focalizados serão os mecanismos de construção e de categorização de objetos de discurso, e a função textual das nominalizações. Do funcionalismo, serão focalizados os mecanismos de introdução, manutenção e retomada de tópicos discursivos.Downloads
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