<b>Algumas contribuições do funcionalismo e da lingüística textual para o ensino de gramática na escola</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v27i1.1161

  • Juliano Desiderato Antonio UEM

Resumen

Ainda há muito para se discutir no que diz respeito ao ensino de gramática na escola. Atualmente, uma posição mais ponderada defende que a gramática seja, sim, ensinada na escola, mas não a gramática tradicional. A gramática que se propõe que seja ensinada deve levar o aluno a refletir sobre o uso efetivo da língua, considerando o convívio das variantes lingüísticas, incluindo a norma considerada padrão. Neste trabalho, pretende-se apontar alguns tópicos da Lingüística Textual e do Funcionalismo que podem contribuir nesse sentido. Da Lingüística Textual, os conteúdos focalizados serão os mecanismos de construção e de categorização de objetos de discurso, e a função textual das nominalizações. Do funcionalismo, serão focalizados os mecanismos de introdução, manutenção e retomada de tópicos discursivos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Juliano Desiderato Antonio, UEM
possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1994), mestrado em Lingüística e Língua Portuguesa Araraquara pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa Araraquara pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é docente da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Funcionalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: funcionalismo, ensino de gramática, gramática funcional e fonética. http://lattes.cnpq.br/4088784180771269
Publicado
2008-03-14
Cómo citar
Antonio, J. D. (2008). <b>Algumas contribuições do funcionalismo e da lingüística textual para o ensino de gramática na escola</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v27i1.1161. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 27(1), 1-6. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v27i1.1161
Sección
Literatura e Linguística