<b>As teorias de aprendizagem e suas implicações no ensino de Matemática</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v29i1.141

  • Clélia Maria Ignatius Nogueira UEM
Palavras-chave: ensino de matemática, teorias de aprendizagem, psicologia genética, psicogenética, sócio-interacionismo, inteligências múltiplas

Resumo

Este trabalho é fundamentado em ampla pesquisa bibliográfica realizada para a elaboração de um texto didático1 destinado à formação de professores, acerca das diferentes teorias de aprendizagem e suas implicações no ensino de matemática. Dentre as diversas teorias estudadas, focalizamos aqui, as teorias que analisam os processos de desenvolvimento e aprendizagem considerando o sujeito cognitivamente ativo e que são mais difundidas entre os professores, a saber: Piaget e a Psicologia Genética; Vygotsky e a Psicologia Sócio- Histórica e a Teoria das Inteligências Múltiplas do estudioso norte-americano Howard Gardner, sempre destacando suas implicações no ensino da Matemática.

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Biografia do Autor

Clélia Maria Ignatius Nogueira, UEM
Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tupã (1973) , especialização em Especialização pela Universidade Estadual de Maringá (1986) , mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) . Atualmente é voluntário da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: Número, Piaget, Educação matemática, Epistemologia genética Currículo Lattes
Publicado
2008-06-19
Como Citar
Nogueira, C. M. I. (2008). <b>As teorias de aprendizagem e suas implicações no ensino de Matemática</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v29i1.141. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 29(1), 83-92. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v29i1.141
Seção
Filosofia e Educação