<b>Um estudo crítico sobre o significado das vinhetas da Rede Globo</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i1.1568
Resumo
Este estudo analisa os aspectos comunicativos contidos em vinhetas da Rede Globo de televisão. As vinhetas são linguagens que operam por meio de imagem e de som, utilizando elementos pertencentes ao imaginário cultural coletivo, com função persuasiva. Enquanto forma de expressão, as vinhetas são produtos de uma sociedade de consumo equipada científica e tecnologicamente para obter resultados materiais. Pela natureza cultural e pelo poder de manipulação do inconsciente, resultam em sentido simbólico e ideológico. O objetivo é buscar identificar os sinais de comunicação e os efeitos que as vinhetas podem transmitir ao telespectador, a fim de melhor compreender quais idéias estão contidas ou associadas a esse complexo imagético e sonoro amplamente empregado pelos atuais meios de comunicação de massa e utilizado excessivamente pela Rede Globo.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.