<b>Concepção de texto dissertativo para professores de História</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i2.2173
Resumo
A pesquisa estudou como professores de História, da 7.ª série do Ensino Fundamental, desenvolvem as atividades de produção de texto dissertativo/argumentativo, atualmente sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Com o objetivo de constatar qual a concepção de texto dissertativo para esses profissionais, foram observados dois professores de História da rede pública do Paraná, suas aulas, seus materiais didáticos e suas formas de avaliação dos textos produzidos. Os resultados das análises demonstraram que os professores de História não apresentam uma adequação ao conceito de dissertação, por dois motivos: a) desconhecimento das tipologias textuais e de suas formas de abordagem; b) apego excessivo a textos de caráter informativo. Dessa forma, constatou-se que há, nesse caso, uma visão redutora da escrita, que a concebe apenas como meio de avaliação. Nessa perspectiva, observa-se a necessidade de esses profissionais serem qualificados com estudos sobre produção de textoDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.